Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Corrida

Quando decidi começar a correr eu tiva algumas dificuldades. A primeira delas era a orientação nos exercícios físicos. Achava poucas informações na internet e infelizmente não tenho $$ suficiente para fazer isso em academia. Depois de muitas pesqueisas, achei as dicas abaixo. Foram MUITO úteis para mim, pois graças a elas, hoje eu consigo correr com frequência.
  1. Se é completamente sedentário, não comece pela corrida logo de cara. Acostume-se a praticar primeiro caminhada. Assim que estiver acostumado com essa, introduza a corrida.

  2. ALONGAMENTO antes e depois do treino. Uma vez só que fiquei com preguiça de fazer depois me ensinou a nunca mais esquecer. Passei trrês dias com a panturrilha dolorida. O alongamento começa a preparar seu corpo para o exercício antes da prática do mesmo e faz a musculatura voltar ao lugar depois. Então nunca o pule.

  3. Aquecimento: antes de sair correndo, lembre-se de se aquecer caminhando por cinco minutos. Verá a diferença na hora que estiver correndo. Vai aguentar a corrida por mais tempo se seu corpo estiver aquecido.

  4. Hidrate-se antes e depois do exercício. Beba meia litro de água antes do exercício, mas não imediatamente antes. Dê alguns minutinhos entre a ingestão de líquidos e o exercício. Lembre-se que se vai correr por uma hora ou mais, hidrate-se também durante e use isotônicos. Se, assim como eu, fizer apenas meia hora, hidrat-se depois e pode ser com água ou um suco.

  5. Alimente-se antes e depois do exercício. Nunca faça ginástica de estômago completamente vazio. Claro que não vale comer até se sentir entupido. Alguns biscoitos de água e sam integrais, como Pit Stop são uma boa pedida.

  6. Lembre-se de comer algo depois do exercício também. Uma boa pedida são as frutas, especialmente a banana, rica em potássio.

  7. Nunca, em hipótese alguma, nem em seu mais alucinante sonho, corra diariamente. Seu corpo precisa de pausa para se recompor. Corra três vezes por semana. Lembre-se, você ainda é iniciante.

  8. Use calçados confortáveis para a corrida. Isso significa tênis aprópriado e muito cuidado com o modo como pisa. Vou dar um exemplo. Eu tive que corrigir minha pisada para correr. O motivo? Por causa do salto, tenho o hábito de pisar com a ponta do pé. Se correr desse jeito, vai distender a panturrilha. Experiência própria. Tente equilibrar o peso pelo pé, distribuindo-o.

  9. Esse esquema abaixo é para quem já vai começar a correr. Espero que ajude.

1ª semana: 5 minutos de aquecimento + 6 vezes(1 minuto de corrida + 4 minutos de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
2ª semana: 5 minutos de aquecimento + 5 vezes (2 minutos de corrida + 4 minutos de caminhada) + 5 minutos de desaquecimento
3ª semana: 5 minutos de aquecimento + 6 vezes(2 minutos de corrida + 3 minutos de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
4ª semana: 5 minutos de aquecimento + 5 vezes (3 minutos de corrida + 3 minutos de caminhada) + 5 minutos de desaquecimento
5ª semana: 5 minutos de aquecimento + 6 vezes(3 minutos de corrida + 2 minutos de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
6ª semana: 5 minutos de aquecimento + 5 vezes(4 minutos de corrida + 2 minutos de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
7ª semana: 5 minutos de aquecimento + 6 vezes(4 minutos de corrida + 1 minuto de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
8ª semana: 5 minutos de aquecimento + 5 vezes(5 minutos de corrida + 1 minuto de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
9ª semana: 5 minutos de aquecimento + 3 vezes(9 minutos de corrida + 1 minuto de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
10ª semana: 5 minutos de aquecimento + 2 vezes(14 minutos de corrida + 1 minuto de camihada) + 5 minutos de desaquecimento
11ª semana: 5 minutos de aquecimehnto + 30 minutos de corrida + 5 minutos de desaquecimento
 
Espero que com essas dicas eu tenha ajudado a alguém. Eu as colecionei de sites que visitei procurando mais informações a respeito de corrida.
 
 

Um comentário:

  1. Até parece que vc sabe o que eu tou precisando mesmo a distancia!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir