Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 12 de abril de 2011

Recomeço como blogueira e o início desse blog

Olá, meus queridos gafanhotos! Meu nome é Flávia Mazzini, sou modelo e blogueira amadora. Esse não é meu primeiro blog, mas como o blog do UOL não abre no meu curso e eu tô sem net em casa por tempo indeterminado, esse será o novo e (espero) que definitivo Blog "Preto e Branco — Costurando um estilo".
Já vou adiantar para todos que o blog e suas propostas foram reformulados. Desde que fui obrigada a parar o antigo venho repensando o mesmo. Analisei algumas coisas ao meu redor, repensei algumas atitudes minhas e das pessoas que me cercam e aprendi uma lição básica. Elegância não é para quem quer, é para quem pode.
Forte a exclamação? Sim, e ela não é minha. A autora dessa frase é a modelo inglesa
Lily Cole e eu concordo com ela em parte.
Infgelizmente, em nossa sociedade, algumas pessoas confundem gestos elegantes e refinados como sinal de frescura, fraqueza ou hipocrisia. E sinto lhe informar, mas se quiser insistir em manter a convicvência com estas pessoas, acostume-se à idéia de que NÃO conseguirá ser elegante com estas.
Continuando, passarei nesse blog dicas de etiqueta, estilo e moda. Acha isso futilidade? Então clique no X dentro de um quadradinho vermelho na extremidade direita e superior de seu navegador e não termine de ler esse texto. Quer aprender a se tornar uma pessoa melhor e tornar mais agradável o dia a dia das pessoas à sua volta? Então prossiga a leitura do blog.
Por motivo de falta de tempo, não estarei fazendo matérias diariamente enquanto estiver sem internet na minha casa. Mas assim que esta se normalizar, teremos matérias diárias. Espero que esse blog torne-se popular o suficiente para conseguir entrevistas com pessoas conhecidas.
Pois bem, como essa é a apresentasção do blog e uma das finalidades dele é dicas de etiqueta, nada melhor do que começar com algo sobre etiquetas. E o tema será apresentações.
Esse é um tema difícil. Ignorando as pessoas que simplesmente nunca se apresentam ou nunca apresentam um amigo a outro por uma completa falta de senso, imagino que já deve ter percebido que é um tanto quanto delicado fazer apresentações.
Pois bem, uma apresentação não precisa ser um bicho de sete (ou mais) cabeças. Basta lembrar-se de algumas regrinhas básicas:
  1. Não use aquelas expressões do tipo "Muito prazer" oiu "Prazer em conhecê-lo". Soam falsas. Prefira "Como tem passado?" ou "Tudo bem?"
  2. O menos importante deve ser sempre apresentado ao mais importante. Assim, apresenta-se um homem a uma mulher, o mais novo ao mais velho, o empregado (ou patrão) ao cliente, a mulher ao um chefe de estado ou religioso (não inclui padres, pastores e etc. Chefe religioso é o PAPA).
  3. Evite abraços ou beijinhos. Isso é um comportamento típico do brasileiro e não é muito bem visto até mesmo por brasileiros. A iniciativa de dar abraços ou beijinhos deve partir sempre das mulheres. Então nada de forçar a barra, rapazes, e puxar para um abraço. É grosseiro.
  4. Quando apresentar duas pessoas, tente introduzir um assunto que ambas dominam. Não deixe pessoas que estejam contigo se sentindo "peixes fora da água". É extremamente desagradável.
  5. Evite apresentar duas pessoas falando apenas o nome. Fale algo sobre o indivíduo em questão. Ex.: "Essa é a Bia, ela é vendedora de calçados e é apaixonada por música sertaneja." ou "Essa é a Márica, minha mãe. Ela é auxiliar administrativo e é excelente cozinheira."Lembre-se que o que vai falar não é uma informação aleatória da pessoa, mas algo que ela e o outro ouvinte tenham em comum. De nada vai adiantar falar que Márcia é uma exímia cozinheira se a outra ou outras pessoas não entendem nada de culinária.
  6. No caso de estar sentado em um restaurante ou barzinho, levante-se para apresentar as pessoas que estão chegando à mesa e não forem conhecidas. Caso estiver chegando a um encontro e todos os demais convidados estiverem sentados, não cumprimente um por um com aperto de mãos. Um leve aceno já é o suficiente.
Bem, meus queridos, por hoje é só. Essas são as dicas básicas de apresentações. Em ocasiões mais formais, é mais complicado um pouco, mas essas ocasiões costumam ser raras.


Beijos e Queijos
Flávia Mazzini

Nenhum comentário:

Postar um comentário