Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Apresentações

Olá! Meu nome é Flávia, sou do signo de Áries e sou modelo da Click Models. Nesse blog escreverei sobre tópicos que amo apaixonadamente: beleza, moda e etiqueta. E nada melhor do que aproveitar essa postagem de apresentação e escrever algo sobre regras de etiqueta nas apresentações.
Mas regras de etiqueta? Pode até torcer o nariz, achando que isso seria um tema ultrapassado, mas creio eu que não há nada mais necessário nos dias de hoje do que etiqueta.
Vemos diariamente desrespeitos aos mais velhos, aos mais novos... As pessoas sempre arrumam justificativas e desculpas para desrespeitar ou discriminar o próximo. Não seria muito mais fácil se as pessoas não fossem simplesmente educadas umas com as outras e se lembassem de uma regrinha básica de etiqueta que é a de que nossa liberdade termina onde começa a do outro? A de que não podemos ditar as regras para a vida do próximo e devemos respeitar seus direitos?
E o que é etiqueta? Etiquetas são as regras de comportamento que visam melhorar a convivência entre as pessoas. Está muito além de saber quais talheres usar em uma mesa. Está em lembrar que seu vizinho não é obrigado a ouvir o som alto de sua festa às 3 da manhã, que ninguém é obrigado a conviver com a caca do teu cachorro ou que não se deve buzinar diante de um hospital, pois ali as pessoas estão precisando repousar para se recuperar e não ficar tomando sustos.
Mas e a etiqueta nas apresentações? Para que serve? Serve para evitar situações constrangedoras não apenas para ambos os lados de uma apresentação: o apresentado e a pessoa a quem está sendo apresentado.
  • Se estiver acompanhado na rua e encontrar algum conhecido lembre-se sempre de apresentar a pessoa que está contigo. Mas nada de "Fulano, essa é minha irmã" simplesmente. Lembre-se que ambos tem NOMES.
  • Sempre se apresenta o mais novo ao mais velho e o homem à mulher. A única exceção é se o homem for mais velho que a mulher. Nesse caso, ela é apresentada a ele.
  • Tenha certeza que os nomes foram pronunciados de forma correta e bem compreensível.
  • Em um grupo, tanto num bar, quanto num restaurante ou outros ambientes a pessoa que chega é quem é apresentada. Por exemplo, você está numa roda de amigos e uma pessoa chega atrasada. Aquela pessoa é desconhecida de alguns dos indivíduos. Apresente-a. Se você for a pessoa que está chegando à mesa e as pessoas estejam sentadas, não é necessário apertar a mão de cada uma. Apenas um aceno já é o suficiente.
  • Se for homem, estiver em um local sentado e a pessoa que estiver chegando for uma mulher, você precisa se levantar para cumprimentar.
  • A iniciativa de estender a mão, dar beijinhos ou abraços parte do mais importante. Ou seja, homens mais velhos ou mulheres. Nessa ordem. Isso significa, rapazes, que quem toma a iniciativa em dar beijinhos são as moças.
  • Se durante a conversa uma das pessoas esqueceu teu nome, não a torture com perguntas do tipo "esqueceu meu nome?". Apenas a ajude falando-o novamente.
Bem, pessoas, por hoje é só.

Beijos e Queijos

Um comentário:

  1. Etiqueta e boa educação, são o minimo que merecemos e devemos oferecer em todos os contatos humanos e não humanos que temos. respeito e sensibilidade é tudo.
    bom post este teu flavinha, que continues sempre assim.

    ResponderExcluir